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14 – ESV Unidos de Franco da Rocha – Carnaval Virtual 2024

Ala 16
Apaga-se a luz, acende-se o efeito (Acadêmicos do Grande Rio, 2024).

Carro 4
Virou espetáculo e Aladdin voou (Mocidade Independe de Padre Miguel, 2017).

Ala 15 – Baianas:
A teatralidade nas apresentações (Paraíso do Tuiuti, 2018).

Tripé 2
Os gigantescos tripés (Beija-flor de Nilópolis, 2013).

Ala 14
Truques de mágica: O êxtase da ilusão (Unidos da Tijuca, 2010).

Ala 13 – Ala das crianças:
O circo chegou: A Intrépida Trupe (Mocidade Independente de Padre Miguel, 1999 e 2000).

Carro 3
Apoteose das comissões de frente memoráveis (Imperatriz Leopoldinense em 1997, 2002 e 2004; Estação Primeira de Mangueira em 2003, Mocidade Independente de Padre Miguel em 1996 e Beija-flor de Nilópolis em 2001).

Ala 12
O bailarino do teatro: Fábio de Melo (Imperatriz Leopoldinense, 1994).

Ala 11 (Velha-guarda):
Baluartes de Carlinhos de Jesus na Estação Primeira (Estação Primeira de Mangueira, 1999).

Ala 10 (Grupo Cênico):
A “trepação” da Deborah Colker (Estação Primeira de Mangueira, 1996).

Ala 9
O balé da Gislene Cavalcante (Beija-flor de Nilópolis, 2002).

Guardiões do casal
Surgem os coreógrafos: o mestre-sala que brilhou (Mocidade Independente de Padre Miguel, 1991).

Casal de Mestre-sala de Porta-bandeira
O coreógrafo Gerônimo moderniza a escola mais tradicional (Portela, 1994).

Carro 2
Um show de irreverência (Mocidade Independente de Padre Miguel em 1988; São Clemente em 1985 e 1988; Unidos da Tijuca em 1986 e Caprichosos de Pilares em 1986).

Ala 8
As comissões de frente também abordaram críticas políticas (São Clemente, 1990).

Rainha de bateria: Ziriguidum 2001, Carnaval Nas Estrelas.

Ala 7 (Bateria):
As comissões de frente se tornam um personagem do enredo (Mocidade Independente de Padre Miguel, 1985).

Ala 6 (Passistas):
Comissões de frente cheias de “mulatas” como vedetes (Mocidade Independente de Padre Miguel, 1980).

Ala 5
Candeia escreve contra essas inovações na comissão de frente.

Ala 4
As burrinhas da comissão de frente no Salgueiro (Acadêmicos do Salgueiro, 1965).

Carro 1 – Abre-alas
A tradição inventada vence e os baluartes se tornam a expressão das comissões de frente

Ala 3
Portela ganhou a briga e a Vizinha Faladeira enrolou a bandeira.

Ala 2 (Grupo Cênico):
Portela versus Vizinha Faladeira e os decretos de proibições.

Ala 1
As escolas absorvem o formato de comissões de frente das Grandes Sociedades.

Tripé 1
Surgem os Grêmios Recreativos Escolas de Samba.

Comissão de Frente
A corte da cavalaria: As Grandes Sociedades.