Erês e Heresias é o enredo da Dom João para 2023

Estreante no Grupo de Acesso I, o GRESV Dom João divulgou o enredo que apresentará em seu desfile oficial de 2023.

Pavilhão oficial da agremiação

De autoria de Alê MSF, a vinho, preto e branco, de São Paulo/SP, irá desenvolver o enredo “Erês e Heresias”.

Confira abaixo a sinopse do enredo divulgada pela escola:

Justificativa do enredo

Infância

Substantivo femininto

1.Período do desenvolvimento do ser humano, que vai do nascimento ao início da adolescência; meninice, puerícia
2.O conjunto das crianças.

A Dom  João  abre a ciranda e convoca a todos os “erês” ( criança na iconografia ioruba) a tomarem conta do Carnaval 2023 .
Sobre as bênçãos de Cosme e Damião apresentamos o enredo “Erês e Heresias” ,um grito de basta! Contra a9 intolerância religiosa, que  tanto afeta adultos e também crianças do mundo todo. Nosso enredo visa abrir os olhos da sociedade sobre práticas de discriminação sofridas pelo ser humano na fase mais importante de sua existência ,o período infantil.
A trajetória dessa história começa  em tempos coloniais durante a escravatura do Brasil, onde o tráfico infantil ceifou inúmeras crianças não só africanas mas indígenas do convívio com sua cultura Natal.

As crianças são o futuro da humanidade? Sim ,mas elas só serão o futuro se aprenderem a lidar com a diversidade existente no universo ,para que neste tão sonhado “futuro” elas não comentam os erros dos adultos do passado que escreveram tristes episódios na história  da humanidade, conectando todas pelo olhar infantil dissertamos sobre a falta de uma política justa que propicie um crescimento adequado, justo e tolerante ,porém também mostramos ótimas iniciativas a exemplo da  “UNICEF” que dialoga diretamente com os países na promoção de medidas que facilitem a  vida da criança como acesso a educação, saúde , alimentação entre outras .

Criança foi feita para brincar ,correr e se divertir não para sofrer. 

Primeiro setor – Libambo  

Libambo                                                       

Substantivo masculino  

1.Cadeia de ferro com que se prendia pelo pescoço um grupo de condenados ou que se punha no pescoço dos escravos.
2.Ajuntamento de pessoas; turba, bando, rancho.

10% essa era aproximadamente a estimativa de crianças que eram traficadas em tumbeiros nos períodos de 1734 a 1769. 10% de crianças africanas eram retiradas de suas família pelo porto de Luanda em Angola e trazidas para o Brasil .

Luanda era o principal entreposto negreiro do século XVIII seguido de Benguela ,taxadas como mercadorias por traficantes que por muitas vezes os permutavam por objetos como missangas ,tabaco ,pólvora ou por instrumentos de ferro com os quais mantinham os prisioneiros atados ,o libambo a sólida corrente de ferro prendia pelo pescoço dezenas de escravos simultaneamente enquanto as crianças ficavam soltas ao lado de suas mães. 

Nos portos de embarques eles eram obrigados a se batizar na religião do novo mundo e posteriormente marcados por ferro quente aqueles que por infelicidade já tinham donos no Brasil por serem encomendados ,chegando ao Brasil isso quando o atlântico não os levava para o seu fundo , elas eram direcionadas para as casa s dos colonos para servir de animais domésticos com o único intuito de entreter ,quando atingiam a idade ideal para trabalhar eram enviados para as senzalas sendo doutrinados desde muito jovens para exercer a função que seus contemporâneos já fazem ,trabalhar até morrer . Mas as crenças dessas crianças não sumiriam no novo mundo, elas se intensificaram a cada chibatada ,essas crianças seriam semente da cultura africana em solo nacional .

Os jovens ibejis entidades do panteão yorubano seguiriam pelo atlântico para essa nova terra e fincariam aqui raízes que se espalhariam pelas religiões brasileiras,  segundo a tradição africana Kehide a irmã é mais velha que Taiwo ,ela manda ele vir ao mundo ver se ele é bom ou ruim ,aqui em terras brasileiras os jovens ibejis seriam considerados sinal de bênção para qualquer  mãe que tivesse a sorte de ter  filhos gêmeos carregando em si o espírito das crianças podendo representar a criança de cada orixá ou a divindade em si .

Os ibejis do Brasil são a alma contida de dois corpos ,pelos cais , quilombos e senzalas era mantida a fé e devoção aos gêmeos pelos escravos que no futuro fundariam os candombles ,nas festa seriam servidas aruás um tipo de bebida fermentada em rapadura e milho , vatapá, xinxim de galinha ,abaras e Caruaru que é feito a base de quiabo e camarão seco .  O candomble por ser uma religião oral vinda de antepassados a comida e seus ritos aparece como elo entre as gerações, como dizia Jorge Amado “ os ibejis são amigos da boa mesa baiana “.

Segundo setor – Cosmes, Damiões e Douns

Miscigenação  substantivo feminino Ação, processo ou resultado da reprodução entre pessoas de grupos étnicos diferentes

Cosme e Damião são do século III, mártires mortos por não se curvar a deuses pagões sendo acusados de “inimigos dos deuses” a lenda diz que sua pena foi ser alvejados por dardos ,porém os dardos se desviaram de seus corpos restando uma única opção a de decapita-los mas há citações que afirmam que eles foram jogados de um despenhadeiro ao certo o que se sabe é que seus restos mortais se encontram em Ciro na Síria o culto atingiu Roma  onde foi erguida uma basílica a mando do Papa Felix IV por volta do ano 500 com data inaugural de 27 de setembro se espalhou pelas igrejas do ocidente .

Logo oficial do enredo

Chegando ao Brasil em 1535 na cidade de Iguarassu em Pernambuco com uma igreja que hoje é considerada uma relíquia da arte colonial brasileira , recebendo o título de instalação religiosa mais antiga em atividade .

A miscigenação cultural brasileira fez com que os santos fossem associados aos erês ou à entidades da umbanda talvez pelo fato deles terem se dedicado à medicina infantil ,devido a morte de um terceiro elemento que na umbanda aparece com o nome de Doum sendo considerados “anargiros” ou seja “o que não são comprados por dinheiro”, se dinheiro não é o que eles desejam então lhe daremos doces.  Nos anos de 1970 a 1980 há relatos de pessoas que tinham por hábito de se posicionar em frente às suas residências para distribuir em sacos de papel diversos doces como forma de pagar promessas por milagres alcançados, porém com a crescente adesão das igrejas evangélicas especialmente as pentecostais essa prática pura s torna alvo de recriminação e preconceito,  esses doces que tanto fazem a alegria das crianças passa a ser visto como algo demoníaca a ponto de congregações como a iurd “igreja universal do Reino de Deus “ se apropriarem da prática de “dar doces” e passam a ofertar os mesmos como doces abençoados aos filhos de seus adeptos .

Gerando por fim conflitos e embaraços para aqueles que ainda cultivam o ato de presentear as crianças entre os dias 27 de setembro a 12 de outubro impossibilitando essa dinâmica do “dar-receberdistribuir” ,

O fato é que ao receber sabemos que nós comprometemos e há aqueles que não querem se comprometer e por isso quebram e ferem essa relação social que existe no simples ato de “dar doces”.

Terceiro setor – Mártires por um novo amanhã 

  heresia

Substantivo feminino

1.Interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja.

2.Teoria, ideia, prática etc. que nega ou contraria a doutrina estabelecida (por um grupo).

Dizem que a maior tristeza para uma mãe é enterrar um filho…

A segunda grande guerra mundial ocorrida entre o períodos de 1939 a 1945 sendo considerado o maior conflito armado da história moderna foi um exemplo desses que não queremos mas devemos lembrar  ,durante esses anos de repressão da Alemanha nazista que fazia oposição a qualquer um que não compactua se com seu regime ariano .

Judeus, negros ,ciganos e crianças aproximadamente 1,5 milhões de crianças foram mortas nos campos de concentração somente por pertencerem a uma ideologia diferente daquela imposta pelos nazistas, a as mães que por ventura conseguiam esconder a gravidez após serem descobertas eram enviadas para a câmara de gás, já os bebês eram mortos por afogamento ou injeções mortais .

Anne Frank compartilhou o terror vivido durante os dois anos em que viverá dentro de um armário de onde veria a vida por trás da vida com sua família, seus sonhos ,amores ,ilusões e medos em um diário que se tornaria um livro ate sua morte nos campos de Berger Belsen. 

Pelas terras islâmicas o terror da falta de infância justa seria causada pelo Talibã ( organização fundamentalista islâmica sunita) que propagaria de forma errônea os mandamentos do livro sagrado Alcorão, Malala Yousafzai ativista pelo direito a educação seria vítima dessa organização ao publicar em um blog a ditadura imposta pelo Talibã que reclutava meninos para sua “ ceita ” e proibia meninas de ir às escolas .

Na revolta do Soweto em 1976 , 20 mil estudantes foram reprimidos por protestarem contra um decreto que forçava instituições de ensino negro a ensinarem “africâner” língua identificada com o Apartheid, Hector Pierterson se tornaria Ícone desse movimento ao ter uma foto onde ele era carregado morto transformando o dia de sua morte em feriado . Ser criança se tornou cada vê mais difícil nos dias atuais com a falta de uma política de inclusão, proteção, e educação adequadas. 

Quarto setor – Feliz dia das crianças

Felicidade Substantivo feminino

1.Qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

No reino Unido em 1942 os países atingidos pela destruição nazista se reúnem para formar a conferência dos ministros aliados para educação (came), com o objetivo de reconstruir os sistemas educacionais assim que a paz fosse restaurada assim nasce a unesco presente em 195 países na intenção de promover métodos de preservação da vida humana ;Já a unicef se encontram em 190 países incluindo o Brasil atuando pelo direito do bem estar infarto juvenil a partir do texto da “convenção sobre o direitos da criança “ superando os obstáculos que a pobreza ,violência, doenças e discriminação colocadas pelas inúmeras formas de preconceito existentes no caminho das crianças e adolescentes mas o dia é de festa tem bolo ,bananadas ,frutas e diversão…Não há tristeza que apague a esperança do olhar de uma criança 

A padroeira abençoa seus filhos e os protege das mazelas do mundo é 12 de outubro dia de nossa senhora Aparecida mas também é das crianças, os terreiros estão em festa a igrejas tem velas acendidas com um único pedido ! Que nossas crianças possam crescer e se tornarem pessoas de bem ,que o pequeno Dom João possa viver em um mundo justo e feliz não só para ele como para todas as crianças. 

Biografia 

  • Eu sou Malala
  • O ensino de historia é a história dificil:Uma reflexão sobre as crianças no holocausto
  • Vestir-se de criança: cores e gestos das ibejadas
  • Doce de Cosme e Damião: considerações sobre um caso de sincretismo
  • O tráfico de crianças escravas para o Brasil durante o século XVIII
  • Negrinhos e Negrinhos: visões sobre a criança na narrativa de viajantes
  • unesco.com
  • unicef.org
  • Revista aventuras na história  

Author: Lucas Guerra

Share This Post On