Madonna é o enredo da Pavlova para o Carnaval Virtual 2024

Preparando sua estreia no Grupo de Acesso I, o GRESBV Pavlova irá homenagear Madonna.

De autoria de Eduardo Maciel, a escola irá defender no Carnaval Virtual 2024 o enredo “No Samba com Madonna”.

Confira abaixo a sinopse divulgada pela agremiação:

No Samba com Madonna

Sinopse

Madonna comemora em 2024 seus mais 65 anos de vida e 40 de carreira e o GRESBV Pavlova vem render homenagem a essa que é, indubitavelmente, a Rainha do Pop.

Precursora, foi a primeira mulher a ser reconhecida pela transformação da cena e cultura pop no cenário global, a partir do início dos anos 80.

No fim da década de 70 chegou à grande metrópole cosmopolita de Nova Iorque com apenas 35 dólares no bolso, e um mundo inteiro de ideias. Ao mesmo tempo em que sofria com a pobreza, misoginia e diversos tipos de assédio, formou suas conexões com diversos nomes de importância na cena artístico-cultural da época, como Basquiat e Andy Warhol.

Se esforçou muito para ter sua primeira demo mostrada ao público da casa de show e entretenimento Danceteria. Depois do sucesso nas pistas, assinou contrato com uma importante gravadora. E nunca mais parou.

Sucesso atrás de sucesso, lançou tendências não apenas na música e entretenimento, mas também nos costumes e na moda. Seu estilo de se vestir foi incorporado por toda uma geração, enquanto assistimos, perplexos, a uma transformação onde as mulheres passaram a se expressar mais livremente sobre seus desejos, seu corpo e sua ambição.

Logo oficial do enredo

Artista e mulher de negócios, foi e é considerada a rainha da reinvenção. A cada novo álbum, trabalhou sua persona em torno das mensagens que pretendia passar.

Vimos uma Madonna rebelde e festiva se apropriar de inúmeras referências visuais para transmitir suas mensagens de liberdade, empoderamento e libertação do patriarcado e de dogmas religiosos.

Esse movimento acabou culminando, já na década de 90, na fase mais sensual e sexualizada de sua carreira, sem medos ou preocupações com o resultado comercial de sua obra ou de suas atitudes.

Por conta disso foi duramente criticada e perseguida, no contrassenso de ao mesmo tempo ter sido festejada e deificada, principalmente dentro da comunidade LGBTQAIPN+, à época devastada pelo recente advento da AIDS como uma doença epidêmica. Madonna é uma das maiores defensoras da igualdade e diversidade até hoje.

Além da causa feminina e do apoio às agendas de combate ao preconceito, também se dedicou ao longo dos anos à luta pelo fortalecimento da África e suas crianças. Não à toa, além dos dois filhos biológicos, adotou mais quatro crianças no Malawi. Também falou politicamente contra a violência e a guerra, deixando clara sua mensagem de paz e empatia uns com os outros.

Já nesse século renovou suas inspirações musicais. Se por um lado já havia se estabelecido como uma super potência na música, nos videoclipes e nos palcos, conquistou credibilidade quando passou a ser, abertamente, referência para todas as grandes divas pop que vieram depois dela. Artistas como Beyoncé, Britney Spears, Taylor Swift, Ariana Grande e até mesmo Anitta já a reverenciaram publicamente.

Artista feminina solo que mais vendeu e circulou música no mundo, precisou manter até hoje uma disciplina muito rigorosa em relação ao seu corpo, mente e espírito, e hoje é, além de tudo, a prova de que não existe idade limite para se fazer sucesso.

Sua mais recente turnê é uma ode contra o etarismo, e ela está mais potente do que nunca.

Chegou a hora de o Carnaval Virtual se vestir de Madonna e aplaudir, sambando, a essa verdadeira força da Natureza.

Vida longa à Rainha do Pop!

Author: Lucas Guerra

Share This Post On