Cantando as origens e a história do povo preto, o GRESV Império da Carlota apresentou o seu enredo para o Carnaval Virtual 2024.
De autoria de Mateus Brito e Peu Araújo, a escola irá defender o enredo “A Origem de Tudo, Meu Legado Ancestral!”.
Confira abaixo a sinopse divulgada pela agremiação:
A Origem de Tudo, Meu Legado Ancestral!
Nós viemos de um povo muito antigo: são povos, tribos, reinos, luta, bravura, saberes e descobertas. É nosso dever revelar a história escondida e honrar o legado de nossos ancestrais.
A Genesis Africana
Desde os primórdios da Humanidade, diversos povos construíram seus mitos para explicar a Origem do Mundo.
Na tradição oral dos Yorubas, o Criador Supremo a quem chamam Olorum e criador do mundo, fez dele o seu maravilhoso templo sagrado; e coube a Odudua, após Oxalá falhar na criação do homem, a criação de ser humano sadio e vigoroso que fora insuflado por Olodumaré, o senhor do Destino.
Orunmilá, também conhecido por Ifá, é fonte do saber originário carregam a boa sorte, o axé e a bem-aventurança para todas as pessoas, sendo capaz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Do grande continente africano trazemos não só a origem, mas também toda uma crença ancestral que exalta a seu berço sagrado, lugar onde o pensamento floresceu e o conhecimento se fez imortal.
O Destino
Costumes, hábitos e crenças são de maneira geral o que se entende por cultura, é a manutenção dos fundamentos que representa sabedoria e o legado ancestral. É a afirmação do poder, inteligência, sensibilidade e coragem. O fausto e o luxo dos grandes impérios trazem em símbolos e adornos toda a riqueza das grandes civilizações.
Soberania e inteligência, virtudes que os grandes reis e rainhas africanas carregavam consigo; construíram palácios, cimentaram a cultura e a arte; controlavam rotas e caravanas de transporte e comércio, desbravaram mares desconhecidos.
São africanos de diferentes partes do continente possuindo habilidades diferenciadas; dominam as técnicas do plantio e criação de animais, eram experientes no trato da terra, no cultivo dos grãos que semeiam a vida que reproduzem a forte ligação entre o homem e a natureza.
São exímios conhecedores da manipulação do ouro, da cunhagem e do trato com as pedras preciosas, eram experientes e especializados no trato com metais, sabiam como poucos extrair e fundir metais, o conhecimento era utilizado para produzir joias, utensílios e armas de ferro.
Dos africanos oriundos da cultura moura com completo domínio da escrita a pele retinta presente nas terras de Kemet, banhado pelo Nilo, conhecedores dos mistérios, da magia e dos saberes da cura e da longevidade; uma louvação onde história, fé e energia se encontram trazendo elementos e símbolos rituais.
Por meio de símbolos e materiais africanos, como palha e búzios, é evocado o poder vital da bondade afeto, da luta, sentimentos ligados à nossa origem. Movimentos rítmicos do corpo e passos cadenciados nos rituais e nas danças do continente negro, como complemento à tradição oral de transmissão do saber ancestral.
Os ideais de coragem, bravura e astucia trazem em seus guerreiros que são homens e mulheres cujos punhos eram tão importantes quanto as adagas e facões, traziam na pele as marcas de uma imensa e lendária bravura; tinham suas amizades e contribuições seladas por expressões especiais, pacto de lealdade.
Soberanos supremos de uma terra mítica e mística, de onde descendem filhos da pele negra como o manto de Ébano, dotada de beleza exuberante e de uma riqueza de grande valor para o estudo da origem e da evolução do Homem.
O Legado
É memória do mundo e reflete no espelho da vida a saga dos ancestrais e seus ideais.
Feito um mistério para aqueles que não são capazes de decifrar o significado que a sabedoria sobrevive ao destino, este legado admirável estaria ligado à influência divina sobre um povo, dádiva estabelecida num episódio antológico da diáspora.
Hoje, recontamos as glórias de quem um dia cumpriu seu destino e fez história, onde a memória e a oralidade se faz fundamental nas comunicações e no aprendizado.
Salve a terra mãe África, berço da civilização. Salve todos aqueles que lutaram e lutam por nós pela reparação efetiva, verdadeiros griots que traziam em si essa bagagem milenar.
Assim, aprendemos com eles a origem, a herança e o verdadeiro significado da palavra Ancestralidade, afinal, a história é tão plural que prefiro falar de nós, digo, de todo o povo que nos antecedeu.
Volte e retome o seu lugar ao mundo.