O GRESV Império da Carlota apresentou o enredo que marcará a sua estreia Grupo Especial do Carnaval Virtual.
Em 2022, a escola de Betim/MG irá cantar o enredo “Da Carlota uma mágica”, de autoria de Badu.
Confira abaixo a sinopse do enredo e as regras do concurso de samba da escola:
Sinopse
Respeitável público!
Como num passe de mágica, o show vai começar. Luzes e encantos refletem a magia no olhar de cada espectador. Cartas de baralho e dados brincam nas mãos que fazem iludir, e da cartola, entre coelhos e outros truques de mestre, um enredo é revelado para nos encantar.
Simsalabim!
Essa mágica começa há tempos onde contam os antigos que tal fascínio já encantava multidões, o maravilhamento do teatro provocava espantos repentinos, onde o estranhamento e a surpresa faziam parte do espetáculo. Mas só foi mesmo no Egito antigo que os primeiros truques foram realizados com maior destaque, fazendo muitos perderem a cabeça tentando decifrar os enigmas. E assim os adivinhos da faraó tinham importante papel na magia do poder, usando os saberes ocultos para planejar ataques e estratégias de batalha.
Desde esse tempo, pessoas de todos os cantos paravam para ver essa arte de encantar, e em Alexandria não foi diferente. Em uma época onde diversas crendices conviviam no mesmo território, aqueles que detinham maior controle sobre os mistérios conseguiam ter mais seguidores. Os templos realizavam verdadeiros espetáculos unindo conhecimentos empíricos com truques que enganavam o olhar. A sedução do mago com o seu público fez com que feiras e espaços públicos fossem o local perfeito para as performances que encantariam gerações.
Hocus Pocus!
Esse fascínio se expande e viaja mundo adentro levando cada vez mais magia ao povo. De forma itinerante esses artistas seguiram trazendo pequenos momentos de delírio a lugares remotos por toda a Europa. Porém nem todos se deixam levar por tal feitiço, e o que era ilusão esbarra na realidade. Considerada diabólica a mágica é proibida, elevada à categoria de bruxaria e prática pagã, essa não era bem vista pela Igreja pois até os santos duvidavam que os truques não vinham de ordem sobrenatural. Os conhecimentos mais diversos são utilizados para não deixar-se perder essa prática de tanto arrebata e assim, do oriente viria a primazia dos truques de cartas e bolas de cristal que os ciganos dominavam há séculos. O futuro radiante permite que na luz de um novo século a mágica possa renascer. Os físicos, entediados com seu saberes de enciclopédia, começam a utilizar de tais conhecimentos para fazer encantos recreativos, e assim a ciência adentra nessa história fazendo com que as dimensões dos espetáculos aumentasse cada vez mais. ” Extra! Extra! O mágico chegou!” gritavam os anúncios espalhados por todos os cantos. Eis que pelas mãos de Houdini, a mágica moderna teve início em seu ato principal.
Abracadabra!
É o despertar dos mágicos, a arte de iludir segue até hoje, encantando gentes de todos os cantos. Brincando com a mente do público que estarrecido observa tentando desvendar os mistérios, são feitos maravilhosos artifícios de engenhosa destreza. Engana-se quem pensa que somente disso resiste o mágico, a carta na manga é o riso que estampa picadeiros e segue mambembe com palhaçadas e fabulações. Nem tudo o que se vê é o que parece ser, e no Sambódromo não é segredo amar você. O maior espetáculo da Terra reserva entre suas atrações as ilusões que fazem a arquibancada ir à loucura. Perdendo a cabeça, trocando de roupas em milésimos de segundos, sumindo e reaparecendo. Na fascinante arte do carnaval, deslumbrante é a magia de cada desfilante que na avenida se transforma em magos desses sonhos delirantes.